Política de privacidade

Quando você mantém alguma relação jurídica com a Viqua Indústria de Plásticos Ltda, seja na qualidade de cliente, fornecedor, colaborador ou prestador de serviços, eventualmente você nos fornece alguns dados pessoais com o objetivo de viabilizar a operação.

A Viqua Indústria de Plásticos Ltda respeita a privacidade de todos os dados pessoais tratados e preza pela segurança destes. Por esta razão os guardamos com todo o zelo necessário às operações tanto no ambiente digital, quanto físico, obedecendo todas as regras impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Com a finalidade de dar transparência ao tratamento dos dados, dedicamos este documento, explicando de forma simples e resumida como os dados pessoais são usados, tratados, pela nossa empresa. É importante registrar que nossas práticas de tratamento de dados pessoais podem sofrer alterações, visando a otimização dos processos bem como a segurança dos dados. Por esta razão, é importante conferir esta política regularmente para saber quando eventualmente ocorrer alguma alteração desta presente política de privacidade.

Antes de falar especificamente sobre o tratamento dos seus dados, vamos nos apresentar brevemente. A Viqua nasceu em 1994, com o objetivo de atender a demanda de produtos de plásticos oferecidos em um único lugar, com menos processos e ferramentas, além de produzir bitolas que nenhuma outra empresa da época oferecia. Nossa empresa passou por um processo contínuo de evolução e hoje é uma referência nacional e internacional na produção de produtos em plástico para soluções acessíveis para o uso da água. Nossa sede está situada na Rua Parati, 16, no bairro Nova Brasília, na cidade de Joinville-SC, e é devidamente inscrita no CNPJ sob nº 00.477.761/0001- 39.

O mesmo esmero e comprometimento que nossa organização despende para trazer qualidade aos seus produtos, que são referência de mercado, se estende à proteção dos dados pessoais por nós tratados.

Abaixo esclarecemos quais são os dados tratados e para que é feito o tratamento.

• Quais dados pessoais são tratados pela Viqua

Serão tratados pela Viqua apenas os dados necessários e essenciais à finalidade a que se destinam. A depender da finalidade do tratamento, podem ser tratados, eventualmente, dados pessoais tais como: nome; sobrenome; data de nascimento; histórico profissional; profissão; grau de instrução; estado civil; nome, certidão de registro civil e CPF do cônjuge e dos filhos; cargo; nº de CPF; nº de RG ou íntegra do RG; nº PIS; CTPS; nº de Matrícula; certidão de nascimento/casamento; nº de telefone; comprovante de endereço; dados bancários; e-mail; empresa empregadora; rendimentos, descontos e salário; saldo devedor; horário de trabalho e registro ponto; tamanho das peças do uniforme; data de admissão; fotografia do rosto; imagens captadas por câmeras de segurança; voz em ligações gravadas; tipo sanguíneo; nº cartão SUS; período de férias; dados referentes a eventual afastamento por motivo médico, como data da consulta, dias de afastamento e CID; nome do visitante e pessoa com quem se reuniu.

Nem todos os dados acima mencionados são tratados simultaneamente. Apenas serão tratados aqueles dados que forem necessários à regularidade da relação jurídica mantida por você com nossa empresa.

Por exemplo, para a contratação de serviços junto a fornecedores, eventualmente será necessário apenas o tratamento de dados como nome, CPF, endereço profissional, RG, dados bancários, e-mail e telefone. Para a entrega de um pedido de compra, eventualmente será necessário apenas o tratamento de dados como nome, CPF, endereço e telefone. Para o atendimento ao cliente, geralmente é necessário apenas o tratamento de dados como nome, e-mail e telefone. O raciocínio é seguido para os demais tratamentos, sempre efetuando o tratamento mínimo de dados pessoais para a respectiva finalidade. Todo dado fornecido em excesso será eliminado.

 Para que a Viqua utiliza seus dados pessoais
O tratamento dos seus dados pessoais é necessário para garantir a regularidade e o registro das relações que mantemos com você, seja na qualidade de cliente, fornecedor, colaborador, prestador de serviço ou sob qualquer outra natureza.

De modo geral, a Viqua trata seus dados na qualidade de Controlador, ou seja, seremos os responsáveis por definir o que será feito com estes dados tratados bem como por sua proteção contra incidentes de segurança, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Todos os dados pessoais tratados por nossa empresa somente são tratados para atingir alguma finalidade legítima, como: efetivar e registrar o atendimento ao cliente; efetivar uma venda; emitir um pedido de compra; realizar a entrega do pedido de compra; elaborar o contrato de prestação/contratação de serviços; cumprir obrigações fiscais, legais e contábeis; o envio de e-mail marketing e campanhas promocionais; prospecção de novos clientes; divulgação de conteúdo em redes sociais; registro de entrada e saída nas dependências da empresa; registro de participantes de eventos proporcionados pela empresa; firmar acordos de confidencialidade; realizar a projeção de custos futuros; elaborar relatórios gerenciais; cobrança de dívidas; segurança patrimonial e pessoal; promover o recrutamento e seleção de novos colaboradores; cumprir a legislação trabalhista; elaborar a documentação necessária para a execução de férias do colaborador; cumprir as obrigações do contrato de trabalho e seus acessórios; registrar os horários de entrada e saída do colaborador da empresa para cálculo de descontos salariais e/ou horas extras; efetivar a entrega de benefícios como plano de saúde, vale transporte, transporte por van, vale refeição, convênio farmácia e seguro de vida; efetuar pagamentos; registrar recebimento de valores; consultar cadastros de inadimplente para proteção do crédito.

As finalidades de tratamento acima elencadas possuem sustentação na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, em especial no seu art. 7º, nas hipóteses de: execução do contrato; execução de atos preliminares ao contrato; cumprimento de obrigação legal ou regulatória; exercício regular de direitos em processo judicial ou administrativo; proteção do crédito; legítimo interesse; consentimento; proteção da vida e da incolumidade física do titular ou de terceiros.

É importante registrar que embora em algumas situações seja necessário o tratamento de sons de voz e imagem, em nenhuma hipótese será feita a utilização de software para reconhecimento facial, mapeamento do rosto, reconhecimento de íris ou retina, etc. não havendo o tratamento de qualquer dado biométrico seu.

Caso haja alguma dúvida sobre o porquê qualquer dado pessoal seu foi solicitado pela Viqua, ou qual o fundamento legal para tal tratamento, pedimos a gentileza de fazer contato com nosso encarregado de proteção de dados, pelos canais indicados ao final deste documento, solicitando os esclarecimentos que entender pertinentes. Nossa empresa estará pronta para lhe prestar todas as informações necessárias ao exercício dos seus direitos garantidos pela Lei Geral de Proteção de Dados.

 Com quem são compartilhados seus dados

Para desenvolver as atividades já mencionadas, eventualmente, é necessário que compartilhemos seus dados com parceiros de nossa empresa, prestadores de serviço ou também órgãos reguladores. Em nenhuma hipótese comercializaremos qualquer dado pessoal seu.

Todos os prestadores de serviço e parceiros comerciais que possuem acesso aos seus dados, assim o fazem única e exclusivamente com a finalidade de cumprir o contrato de prestação de serviço respectivo e nos estritos limites da própria prestação do serviço. Eventualmente estes agentes podem fazer a coleta de dados pessoais em nosso nome de acordo com nossas instruções. Já os órgãos públicos, autoridades judiciais, fiscalizadoras e reguladoras com quem eventualmente compartilhamos seus dados têm acesso aos dados por força de lei, ato regulatório ou determinação judicial. Podemos compartilhar dados pessoais para estas autoridades governamentais também para auxiliar em investigações envolvendo atos ilícitos, em especial no combate ao crime.

São atividades que eventualmente exigem o compartilhamento das suas informações: o armazenamento ‘em nuvem’ dos dados; gestão de dados por meio de ERP; o transporte de documentos físicos; o armazenamento de arquivos físicos; a troca de informações por meio eletrônico, como por e-mail ou whatsapp, inclusive para atendimento ao público; a prospecção de clientes por meio de representantes comerciais; a geração de boletos; a efetivação de pagamentos e cobrança de dívidas; o fornecimento de benefícios previdenciários; o cumprimento de determinações legais e trabalhistas; o cumprimento de obrigações previstas no contrato de trabalho, tais como para o fornecimento de benefícios e convênios; a proteção do crédito.

• Armazenamento e segurança dos dados pessoais

Seus dados coletados digitalmente são armazenados em servidores em ‘nuvem’, data centers, localizados no Brasil, em outros países da América Latina e nos Estados Unidos da América, bem como em servidores locais na sede da empresa.

Não se preocupe, a transferência de seus dados para outros países é feita de maneira segura, pois somente são transferidos dados para empresas e locais que promovem a segurança dos dados com as melhores ferramentas e tecnologias disponíveis no mercado em termos de segurança da informação, bem como mantemos garantias contratuais que asseguram o tratamento no mínimo com as mesmas proteções previstas na legislação brasileira.

Os documentos físicos são armazenados em pastas próprias dentro de armários localizados em sala de arquivos apropriada e protegida, bem como através de arquivos terceirizados com iguais garantias e proteções sobre os dados e documentos armazenados.

Importante ressaltar que mesmo quando seus dados são armazenados junto a terceiros, como em um servidor cloud, “nuvem”, o controle e a responsabilidade sobre os dados continuam sendo da Viqua em conjunto com a empresa que eventualmente tenhamos contratado para tratar seus dados, tais como Google e Microsoft.

Estejam os dados pessoais em meios digitais ou físicos, são adotadas diversas medidas de segurança, para que seus dados sejam armazenados de maneira segura, cumprindo todas as medidas legais impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados. As medidas de segurança visam, dentre outros, impedir o acesso não autorizado, a destruição, a perda, a alteração, ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito dos seus dados que estejam conosco.

Ressaltamos, porém, que infelizmente nenhuma plataforma digital é absolutamente segura. A busca por maior segurança é algo contínuo em nossa organização, porém nenhuma tecnologia de segurança disponível no mercado é infalível, isto é um fato. Sendo assim, caso esteja preocupado com a segurança dos seus dados, sinta-se à vontade para fazer contato conosco através de nosso DPO para que possamos lhe auxiliar.

• Uso e cookies

Quando você entrar em nosso site pela primeira vez será solicitada a sua concordância para o tratamento dos seus dados de navegação, ou cookies, pela nossa empresa. Caso haja o consentimento para o uso dos seus cookies, estes servirão para auxiliar no diagnóstico e solução de eventuais problemas técnicos do site ou da navegação, bem como para desenvolver novas melhorias que elevem a qualidade da sua experiência em nossas plataformas. As tecnologias de monitoramento também são usadas para fins estatísticos, sem individualizar o usuário. Em nenhuma hipótese serão utilizados cookies maliciosos, tampouco as informações dos seus cookies serão fornecidas a terceiros ou compartilhadas a qualquer pretexto. Não havendo o seu consentimento, não serão usados seus cookies, porém, estará ciente de que a navegação em nosso site não irá aproveitar todas suas funcionalidades.

• Seus direitos como titular dos dados pessoais

Embora tenhamos acesso a alguns dos seus dados pessoais, o ‘dono’ dos dados, continua sendo você. Sendo assim, alguns direitos lhe são garantidos perante nossa empresa, são eles: a confirmação se há ou não dados pessoais seus sendo tratados pela nossa empresa; conferir, acessar os dados pessoais seus guardados por nossa empresa; a correção de dados pessoais equivocados, imprecisos ou incompletos; a eliminação de dados pessoais tratados com base no consentimento, havendo a sua revogação, ou aqueles desnecessários para atingir as finalidades dos respectivos tratamentos; ter a informação de com quais empresas ou instituições compartilhamos seus dados para a execução dos nossos serviços; a segurança dos seus dados.

Para exercer seus direitos de titular, você deve entrar em contato com nosso encarregado pela proteção de dados pessoais, também chamado de DPO, através do e-mail protecaodedados@krona.com.br.

De forma a garantir a sua correta identificação como titular dos dados pessoais objeto da solicitação, é possível que solicitemos documentos ou demais comprovações que possam garantir a sua identidade. Nessa hipótese, você será informado previamente.

• Sobre a retenção e exclusão dos seus dados pessoais

Os seus dados apenas serão tratados enquanto perdurar a sua utilidade para atingir a finalidade que sustente o tratamento.

De modo geral, serão guardados os seus dados enquanto perdurar a relação jurídica havida com você e/ou pelo tempo necessário à proteção de direitos, sejam eles seus, da Viqua ou de terceiros, em eventual litígio ou demanda judicial ou administrativa, para fins de auditoria, bem como para o cumprimento de obrigações legais.

Havendo a solicitação de exclusão dos dados, nossa empresa eliminará todos os seus dados de todos os nossos bancos de dados tratados com base exclusivamente no seu consentimento, ressalvando a exclusão daqueles essenciais ao cumprimento de obrigações legais ou de órgãos reguladores, para a proteção de direitos em eventual demanda judicial ou administrativa, ou ainda, de forma anonimizada, para fins de análise estatística.

• Transferência de dados para o exterior

É possível que dados pessoais tratados por nossa empresa, em especial os guardados em meio digital, sejam transferidos para outros países da América Latina e/ou Estados Unidos da América, em especial para que seja possível o processamento e armazenamento destes dados através de serviços de ‘nuvem’. Contudo, não há razões para se preocupar, pois são adotadas as melhores práticas para garantir a proteção e a privacidade dos seus dados pessoais mesmo quando estiverem no exterior, garantindo-se proteções iguais ou superiores àquelas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais brasileira. 

• Fale conosco

Se você tem qualquer questionamento sobre esta Política de Privacidade, como nós manipulamos seus dados pessoais ou pretender interagir conosco para exercer algum de seus direitos previstos na LGPD, por favor contate o nosso Encarregado pelo tratamento de dados pessoais/DPO, através do e-mail protecaodedados@krona.com.br. 

A presente política de privacidade foi atualizada pela última vez em 4 de fevereiro de 2022.