Torneira pingando: principais causas e soluções

15 de abril de 2022   |   Leitura 2 min Torneira pingando: principais causas e soluções

Uma torneira pingando, mesmo parecendo algo simples, pode ser um grande incômodo para quem está passando por esse problema. Além do barulho, que se torna notável durante a noite, é uma grande fonte de desperdício de água, perdendo até 10 mil litros de água por ano, que além de ser um problema ambiental, ocasiona o aumento da conta de água mensal.

Outros problemas que podem ocorrer são os danos a móveis, pisos e paredes, em decorrência da umidade.

Pensando nisso, a Viqua preparou esse guia com as principais causas e soluções para vazamento na torneira:

Tempo de uso

O tempo de uso, atrelado a falta de manutenção, é uma das causas de uma torneira pingando, ocasionado pelo desgaste da vedação. Caso esse seja o motivo, é importante fazer a troca da peça, que pode ser uma borracha/ vedação (no caso de torneiras com abertura rotativa) ou um cartucho chamado reparo (no caso das torneiras 1/4 de volta). Por isso, a Viqua conta com o reparo cerâmico, que lhe permite consertar a sua torneira por conta própria, de forma fácil e prática.

Confira aqui um pouco mais sobre o reparo para torneiras da Viqua.

Excesso de força

Quando utilizamos muita força ao usar o manípulo, ou colocamos muita pressão na hora de fechá-lo, ocasiona o desgaste dos vedantes e consequentemente no vazamento da torneira. Além disso, esse tipo de prática pode ocasionar a quebra do manípulo, tornando necessário a compra de uma nova torneira.

Falha na instalação

Caso você observe que o vazamento esteja acontecendo na base da torneira, provavelmente deve ser a falta ou a utilização errônea da fita veda rosca, que elimina a folga entre as roscas e impede que a água passe por essas frestas.

Para evitar que esse e outros problemas ocorram, é importante usar sua torneira corretamente, sem forçar ou pressionar demais o fechamento. Além disso, é de extrema importância que haja a manutenção das torneiras e das tubulações regularmente, dessa forma, você poderá manter sua torneira por muito mais tempo sem necessitar de troca.

Gostou das dicas que trouxemos hoje? Compartilhe-as com algum amigo, parente ou vizinho que esteja passando por esse problema também!

Siga a Viqua em todas as redes sociais e não perca nenhum conteúdo!27

Compartilhar: