Torneira de cozinha: diferenças e como escolher a sua

28 de maio de 2019   |   Leitura 3 min Torneira de cozinha: diferenças e como escolher a sua

A torneira de cozinha é um item essencial para todo lar. Mas você sabe como escolher o modelo ideal? Veja nossas dicas!

Dizem por aí que a cozinha é o coração da casa. É lá que acontecem os principais momentos em família, que nos aproximam e constroem boas lembranças. E uma coisa é certa: nenhuma cozinha seria a mesma sem uma torneira para preparar receitas, manter a louça sempre limpa e, até mesmo, ser um item de decoração importantíssimo para o lar. É na hora da construção ou da reforma que surge o dilema: como escolher a torneira ideal para sua cozinha? Antes, esta escolha era simples: os modelos básicos dominavam o mercado, e haviam poucas diferenças relevantes entre os produtos disponíveis. Hoje, a realidade é outra: a economia de água e o visual tornaram-se fatores extremamente importantes e que influenciam diretamente na escolha.

De parede ou de mesa? Com filtro ou sem? As opções são infinitas e a decisão varia muito de acordo com a sua necessidade e, claro, preferências pessoais. Por isso, separamos várias dicas especiais para ajudar você. Aqui, você vai descobrir fatores relevantes para fazer a escolha certa, além de conhecer as vantagens e os diferenciais entre os diferentes modelos. Vamos lá!

Torneira de mesa ou de parede?
Esta é, talvez, a maior dúvida na hora de escolher a torneira de cozinha. A diferença entre as duas é basicamente estética, mas é importante lembrar que a instalação de torneiras de parede já deve estar prevista no projeto de construção para evitar mudanças na estrutura do local.

A altura da torneira faz diferença?
Sim! Pouca gente lembra de conferir este detalhe, mas a altura do bico da torneira é extremamente importante para lavar a louça confortavelmente, especialmente itens maiores, como panelas. Por isso, recomenda-se uma distância mínima de 30 cm entre o bico da torneira e o ralo da pia. Além disso, ainda há uma variedade de bicas (altas, longas, horizontais e baixas), que fazem toda a diferença no dia a dia, dependendo do modelo da sua pia. E aí, a sua torneira de cozinha possui a altura ideal?

Com purificador ou não?
Você sabia que o uso do purificador de água pode ser fundamental para sua saúde? Sim! Isso pode ocorrer devido a sujeiras acumuladas nas caixas-d’água ou sujeira no encanamento. O melhor custo-benefício é comprar torneiras com purificador embutido, em que você deve trocar o filtro a cada 6 meses, apenas.

 

torneira com purificador

Como economizar na escolha do material?
O material da torneira de cozinha é, definitivamente, um dos fatores mais importantes para quem busca qualidade e durabilidade. Para isso, recomendamos o ABS – o chamado “plástico de engenharia”. O material tem um custo-benefício melhor em relação ao metal, resiste a altas temperaturas e não enferruja, por isso é a escolha certa para quem quer gastar menos ou vive em áreas mais úmidas e próximo à maresia das praias. Além disso, as torneiras de cozinha em ABS possibilitam um design diferenciado devido ao seu material maleável. Elas também são disponibilizadas em acabamento cromado, para quem prefere o visual cromado.

A Víqua é líder no ramo e foi a primeira empresa a lançar torneiras de ABS no Brasil. Logo, a tendência cresceu e conquistou o mercado de construção.

 

torneira cromada

Economizar água
Diminuir o desperdício de água tornou-se um diferencial importante para as torneiras de cozinha. Para isso, alguns detalhes do produto podem fazer toda a diferença, como é o caso do arejador. Além de garantir economia de água de até 50%, ele evita respingos e proporciona conforto para as mãos com jato suave. Todas as torneiras de cozinha Víqua já possuem arejador embutido.

 

torneira com arejador

Conforto
Os modelos com acionamento ¼ de volta proporcionam leveza e praticidade no manuseio, garantindo abertura e fechamento perfeitos da torneira com menor esforço.

 

torneira 1/4 de volta

Prontinho. Agora você sabe a diferença entre os modelos, conhece o tamanho ideal, sabe a importância do purificador e as vantagens do ABS. Com essas dicas, você pode escolher a torneira ideal para sua cozinha com muito mais facilidade!

Para finalizar com chave de ouro, temos uma última dica: no site da Víqua, você encontra diversos modelos de torneira de cozinha. Conheça nossos produtos e escolha a sua!

Compartilhar: