História que inspira

3 de fevereiro de 2022   |   Leitura 5 min História que inspira

A empresa DAC, antigo nome da Viqua, surgiu em 1995 e foi fundada pelo senhor Daniel Alberto Cardoso, de onde surge o nome da empresa DAC, que já carregava em seu DNA o mesmo propósito claro e consistente: criar soluções acessíveis para o uso da água. Desde o início de sua história, a missão de atender a demanda da região e, aliar qualidade com simplicidade nos seus produtos, era o que motivava o contínuo aprofundamento em pesquisas e tecnologias que otimizassem a vida das pessoas. Por isso, o processo de produção precisava ser transparente e bem definido, sendo capaz de criar com qualidade, rapidez e ainda manter baixa a margem de erros.

O portfólio de produtos que a Viqua tem atualmente começou a se consolidar quando houve o lançamento da linha para irrigação, que contém toda a gama de bitolas de registros para o uso do trabalhador do campo em sua terra. Em 1998, a sede aumentou, e já contava com cerca de 32 colaboradores capacitados e instruídos para atuarem no setor, com a missão de entregarem o melhor ao público na época. A partir deste momento, um novo projeto de ampliação para a empresa passou a ser desenvolvido, com o intuito de aumentar a área de produção e administrativa. Com a chegada do novo milênio, a sede passou a se transformar, de dentro para fora, já que um novo espaço de trabalho havia sido inaugurado. Além disso, em 2001, o fundador viajou à Europa e conheceu as torneiras plásticas, considerando a ideia para o mercado brasileiro, trouxe consigo a possibilidade de explorar um novo nicho de produtos, algo totalmente diferente do que já produziam.

Em 2004 nasce a Viqua, cerca de dez anos após a sua fundação, valorizando a água e a vida. Com isso, grande parte da identidade que hoje a marca carrega começou a se consolidar, e o propósito em entregar as melhores soluções a se internalizar. Neste mesmo ano, a empresa começou a procurar um material que pudesse refletir os seus ideais, voltados ao cuidado com a água e sustentabilidade, foi a partir desse momento que as torneiras em plástico ABS passaram a serem fabricadas. O ABS foi o material escolhido por ser um plástico com excelentes propriedades, como alta resistência a impactos, durabilidade, acabamento impecável, entregando mais brilho ao produto final, resistência a altas temperaturas. Além destas características, por conta da sua leveza, a moldagem da torneira pode ser realizada com mais liberdade, resultando em linhas modernas, criativas e inspiradoras.

Após se destacar sendo pioneira no uso do ABS como matéria-prima para as primeiras torneiras confeccionadas, houve a curiosidade e o desejo de ampliar os negócios e entregar os produtos para outros estados e eventualmente, até mesmo outros países. Dessa maneira, as exportações passaram a serem realizadas. Hoje, a Viqua já exporta para mais de 15 países dentro da América do Sul, América Central, África e Europa.

Atualmente, o portfólio de produtos da Viqua contém mais de 400 itens, para os segmentos residencial (com torneiras, acessórios e produtos para jardim), predial e irrigação. E para construir um local de trabalho que englobasse a fabricação de todas as linhas, a Viqua passou por reformas para melhor atender aos colaboradores, parceiros e clientes, por isso, hoje o seu parque fabril conta com 10.000 m² de área construídos, uma possível área de ampliação de 20 mil m² e um terreno com cerca de 50 mil m².

Ademais, os números que representam a marca vão além destes mencionados, já que para a entrega ser realizada de maneira consistente e com compromisso, a Viqua conta com mais de 400 colaboradores, mais de 150 vendedores, mais de 12 mil clientes ativos no Brasil e mais de 400 produtos no seu portfólio.

Na elaboração de todos os produtos que a Viqua oferece, diversos envolvidos tiveram um papel fundamental para a construção das soluções que a marca entrega. Profissionais alinhados, capacitados e dispostos a ajudarem a fazer diferença para as próximas gerações, seguindo sempre uma linha condutora de negócio, a água, em que processos como: conduzir, armazenar, captar, tratar, distribuir, processar e controlar, tornam-se peças essenciais para compreender toda a produção, do início ao fim. Pensando nisso, a Viqua buscou de maneira simplificada, introduzir ao mercado materiais com diferenciais que facilitam o dia a dia daqueles que os utilizam. Estes diferenciais contam com tecnologia de ponta, sistemas inovadores e materiais de alta qualidade e durabilidade, com destaque para o cartucho cerâmico ¼ de volta, que permite uma abertura e fechamento mais suave e sem esforço, entregando uma torneira 4x mais durável, capaz de proporcionar até 200 mil ciclos e para o arejador econômico que, além de permitir uma economia de água, passou a fazer parte da composição de todas as torneiras desde 2011, e que também evita respingos e proporciona conforto para as mãos com jato suave.

Outro ponto importante é com relação a garantia, que traz aos consumidores mais segurança no momento da compra. A Viqua oferece um mix completo de torneiras para se ajustarem a necessidade, ao ambiente e ao cotidiano das pessoas, e tudo isso com <strong>12 anos de garantia.

Por fim, em 2022 a Viqua completou seus 27 anos de empresa, marca e parceria. São 27 anos pesquisando e introduzindo o melhor em soluções dentro do mercado brasileiro aos itens que fabrica. Para os próximos anos a busca não irá cessar, continuaremos desenvolvendo a cada dia com mais consciência e responsabilidade, o que torna a intenção clara: “empreender com propósito e usar a inovação para mudar a vida das pessoas”.

Se gostou desse post, não esqueça de compartilhá-lo com algum amigo, vizinho ou familiar. Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog e em nossas redes sociais.

Siga a Viqua em todas as redes sociais e não perca nenhum conteúdo!

Compartilhar: