Consumo consciente da água

7 de novembro de 2018   |   Leitura 3 min Consumo consciente da água

De acordo com relatórios do Ministério da Integração do Governo Federal, o país tem cerca de 11% da água doce do planeta. Por outro lado, a distribuição territorial apresenta expressiva desigualdade. Ainda segundo dados do Ministério Federal, o Brasil possui 917 municípios em situação de crise hídrica. Este número corresponde às cidades que decretaram emergência devido à seca ou à estiagem entre janeiro e março de 2018. Sempre associamos a seca às regiões mais áridas no nordeste do país. Mas se engana quem acha que a crise está localizada apenas nesta região. Estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul também sofrem com a estiagem e deficiência na distribuição de água.

É HORA DE FAZERMOS A NOSSA PARTE

Portanto, o problema está bem próximo de todos e economizar é uma necessidade vital. Utilizar a água com consciência e responsabilidade é um dever de todos e deve ser cumprido prontamente. Selecionamos algumas dicas importantes para que você possa utilizar a água por meio de hábitos saudáveis e benéficos. Se cada um de nós fizermos a nossa parte, o resultado será positivo em todo o país. São atitudes fáceis e que podem compor o seu cotidiano a partir de agora. Confira e passe a usar com inteligência este nosso bem precioso.

1) Reaproveite a água da máquina de lavar

Que tal reaproveitar a água usada no enxágue na máquina de lavar para outras utilidades, como lavar a calçada de casa, por exemplo? Dependendo da demanda, você pode encher alguns baldes de água para utilizá-la em outras ocasiões.

2) Prefira válvula de descarga com caixa acoplada

Você sabia que a válvula de descarga na parede utiliza cerca de 15 litros de água a cada uso? Enquanto que a caixa acoplada consome 6 litros, ou seja, menos que a metade.

3) Feche bem as torneiras depois do uso

Quem nunca se distraiu deixando a torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba? Nestas ocasiões, o desperdício de água pode ser maior do que imaginamos. Para usar a água de maneira consciente, procure abrir a torneira apenas na hora do enxágue.

4) Procure tomar banhos rápidos

Tome cuidado para não demorar muito no banho. Procure tomar banhos curtos. Outra dica é se ensaboar com o chuveiro desligado. Somente estas duas mudanças de hábito já vão render uma grande economia de água.

5) Evite problemas nos encanamentos

Faça inspeções periódicas no encanamento de casa, evitando problemas.  Vazamentos podem desperdiçar milhares de litros de água tratada ao longo do tempo.

6) Defina um dia para lavar roupas

Ao invés de lavar roupas todos os dias, deixe as peças se acumularem e escolha um dia da semana para lavá-las. Além disso, sempre ligue a máquina em capacidade total. Reduzir o número de lavagens no mês pode render uma boa economia de água. Adote este hábito e você verá os resultados. O planeta e o seu bolso agradecem.

7) Utilize torneiras com arejadores

Escolher uma torneira com arejador pode proporcionar uma boa economia na conta de água. Os arejadores podem economizar até 50% de água, devido a tecnologia que mistura o líquido com microbolhas de ar, permitindo uma sensação de maior volume. Além de regular a vazão da água, um arejador fornece conforto através de jatos mais suaves e redução de respingos.

A Víqua é pioneira e líder nacional no segmento de torneiras em plástico ABS. Em 2004, entregamos ao mercado esta nova opção de escolha para que o consumidor continuasse tendo acesso a torneiras de elevada qualidade para ambientes de cozinha, banheiro e áreas externas, com excelente acabamento estético e funcional. Por meio do segmento de irrigação, a Víqua possui marcante presença em lojas especializadas e é uma das principais fornecedoras de registros e conexões nesse mercado, com marca forte e consolidada no segmento. Controlar, tratar, processar e conduzir: seguimos estes pilares para que o mercado possa se beneficiar com o produto ideal.

Compartilhar: