Como decorar e iluminar ambientes pequenos

18 de outubro de 2018   |   Leitura 3 min Como decorar e iluminar ambientes pequenos

Com o aumento do número de pessoas solteiras e casais sem filhos, hoje é cada vez mais comum a preferência por imóveis menores e mais compactos. Com isso, vem aquela dúvida de como decorar ambientes pequenos. Mas calma. Para tudo tem uma solução, ou melhor, várias soluções.

Nas próximas linhas você vai conferir dicas preciosas de como decorar casas e apartamentos pequenos de maneira inteligente e com muito bom gosto. Inclusive, algumas ideias podem fazer até um espaço pequeno parecer charmoso, aconchegante e acolhedor. Vamos lá?

1. Tudo é uma questão de planejamento

Antes de decorar ou mobiliar o seu ambiente, a melhor maneira de planejar é medir cada cômodo. Assim, você evita gastos desnecessários e investe de maneira otimizada.

2. Invista em móveis sob medida

Para que os móveis se encaixem perfeitamente nos espaços, contrate um bom marceneiro e opte por móveis sob medida. Confira o tamanho de cada canto, calcule as medidas e planeje muito bem. Assim, estes espaços também vão preencher às suas necessidades e preferências, fazendo com que o ambiente tenha “a sua cara”.

3. Explore lugares altos da sua casa

Uma outra maneira de aproveitar os espaços de um ambiente é explorar os lugares altos. Procure instalar prateleiras e nichos nas paredes. Estes recursos também dão a impressão de que o ambiente é maior do que realmente é.

4. Quer aumentar? Invista em espelhos

Os espelhos transmitem a sensação de amplitude num ambiente, deixando um espaço compacto até duas vezes maior. Uma saída mais rentável para este recurso é o uso de espelhos hexagonais.

5. Prefira cores claras

Prefira tons pastéis, com objetos e acessórios coloridos, como almofadas, tapetes, abajures e quadros, dando pontos de cor por todo o apartamento. Aliás, já que falamos de tapetes, vale lembrar que eles, quando posicionados embaixo do sofá, também ajudam na decoração, criando uma divisão entre a área de estar e outros ambientes.

6. Pinte o teto

Depois de optar pelas cores claras nas paredes, você ainda pode trazer a sensação de amplitude ao ambiente pintando uma das paredes laterais e o teto com uma cor mais escura. Ou se preferir, escolha papéis de parede.

7. Pratique o desapego

Às vezes é difícil desapegar de móveis e objetos que acabam ganhando um lugar especial também no coração. Mas essa atitude é necessária e extremamente útil para ganharmos espaço em ambientes pequenos. Troque objetos grandes por pequenos ou reutilize aqueles que não combinam mais com a sua nova decoração.

8. Preste atenção nas linhas dos móveis

Você sabia que as linhas e formas geométricas dos móveis também influenciam na decoração? Móveis com linhas verticais dão percepção de grandiosidade e elegância. Estas se adequam mais às salas, por exemplo. Já nos quartos, prefira as linhas horizontais, que passam as sensações de calma e aconchego.

9. Recorra à iluminação natural

As janelas podem ajudar e muito na decoração e iluminação de um ambiente pequeno, pois a luz do dia é de longe a mais indicada, por integrar o cômodo à paisagem exterior. Mas outros recursos de iluminação também são bem vindos, como spots e lâmpadas de teto, que aproveitam bem o espaço.

Agora é com você!

Acabamos de ver algumas ideias de como decorar e iluminar ambientes menores. Mas existem muitas outras ideias que você pode utilizar. Contrate decoradores, marceneiros e outros profissionais especializados neste tipo de imóvel. Seja qual for o tamanho da sua casa ou apartamento, ele pode ter o charme e o aconchego que você quiser. Procure os fornecedores certos e transforme o seu cantinho em seu refúgio de paz e tranquilidade.

Compartilhar: