4 Motivos para Trabalhar com o Plástico ABS

17 de janeiro de 2020   |   Leitura 4 min 4 Motivos para Trabalhar com o Plástico ABS

Você já ouviu falar sobre plástico ABS? O material, conhecido como acrilonitrila butadieno estireno na química, é uma resina termoplástica produzida a partir do petróleo. Ele é a base para a criação de materiais de vários tipos, e, devido à sua versatilidade, tem alto valor mercadológico na indústria.

Além de multifuncional, esse tipo de plástico oferece grandes vantagens para produtores e usuários, como baixo valor e o fato de ser uma material leve, fácil de moldar e resistente. Neste artigo, conheça melhor o plástico ABS e veja 4 motivos para trabalhar com ele.

O que é o plástico ABS

Como mencionado, o ABS é um termoplástico, polímero artificial que, quando submetido a determinadas temperaturas, pode ser moldado com mais facilidade. Ele é formado por três monômeros — acrilonitrila, butadieno e estireno — com propriedades distintas, o que permite a produção de tipos diferentes do material.

O ABS pode ser produzido em várias formas, cores e aspectos, que vão do opaco ao transparente. Ou seja, pode dar origem a muitos produtos distintos.

Motivos para trabalhar com o plástico ABS

Agora que você já entende o que é o plástico ABS, saiba mais sobre as vantagens de trabalhar com ele.

1. Variedade

Como você já sabe, o plástico ABS tem em sua composição química três monômeros, cada um com suas funcionalidades. A acrilonitrila fornece resistência térmica e brilho, o estireno garante brilho, moldabilidade e rigidez e o butadieno é o responsável pela resistência ao impacto e ao alongamento.

Por isso, é possível variar a quantidade de cada componente para produzir materiais com mais resistência térmica ou mecânica, por exemplo. Além disso, o plástico pode ser metalizado e pigmentado em cores muito variadas, vívidas e saturadas — gerando produtos com ótimos acabamentos. Com tanta variedade, é possível produzir várias opções, que sirvam para todos os tipos de projetos.

2. Resistência

O plástico ABS é famoso por ser flexível e resistente. Sua composição, com três monômeros, permite que a resistência seja aumentada se for usada uma quantidade maior de acrilonitrila. Esse plástico é bastante tenaz, duro e rígido e tem boa resistência química e à abrasão.

Apesar de ser inflamável em temperaturas muito altas, ele ainda apresenta um bom comportamento quando no calor ou em temperaturas mais baixas e tem um bom limite de plasticidade.

3. Flexibilidade

O ABS, embora seja rígido, pode ser bastante flexível. Isso acontece graças ao butadieno, substância borrachosa que permite ao material manter suas propriedades mesmo em temperaturas mais baixas. Porém, essa modificação acaba provocando alterações em outras propriedades, como a dureza.

A capacidade de ceder plasticamente é vantajosa porque o plástico ABS consegue se curvar além do seu limite de elasticidade — o que também aumenta a sua durabilidade.

4. Valor reduzido

Além de todas as suas vantagens, o plástico ABS ainda é relativamente barato. Considerando a durabilidade dos produtos que têm esse material em sua composição, a matéria-prima, a energia e os demais gastos para a produção do plástico, podemos considerar que ele tem um ótimo custo-benefício.

Outra vantagem é que o ABS pode ser reciclado. Como ele se torna mais maleável em temperaturas maiores, pode ser transformado e reaproveitado várias vezes. Para a realização do processo, porém, é necessário separar materiais metálicos, cerâmicos ou poliméricos que possam ter sido misturados ao material.

A reciclagem, além de trazer algum retorno financeiro, também ajuda a evitar o descarte incorreto de resíduos.

 

E para elevar ainda mais seu negócio, que tal conferir nosso artigo sobre como superar a concorrência com os produtos Viqua. Oferecemos soluções de alta qualidade para atender às demandas do seu setor de materiais de construção, não fique de fora!

 

Aplicação do ABS

Como você já sabe, o plástico ABS é bastante versátil. Por isso, é usado em produtos em residências, no comércio e em várias indústrias. Por exemplo, o material está em painéis, grelhas e assentos de automóveis, em malas, peças de jogos e demais produtos de lazer, em aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.

Como você viu neste artigo, o plástico ABS é bastante valorizado na indústria. Pelas características positivas do material, as peças feitas com ele apresentam bom desempenho e podem trazer grandes vantagens aos usuários.

A Viqua foi pioneira na utilização do ABS para produção de torneiras e, desde 2004, entrega torneiras com alta qualidade, resistência e durabilidade. Conheça nossos produtos!

Compartilhar: